quarta-feira, 4 de abril de 2012

Planejamento Cirúrgico sob a visão feminina


Planejamento Cirúrgico na cirurgia plástica sob a visão feminina.



Planejamento cirúrgico

O planejamento cirúrgico é tratado a partir de conversas com a paciente, embasadas em transparência e cumplicidade.

Ouço e valorizo as questões individuais de cada paciente, considerando que são de grande importância a partir do momento em que as incomoda de alguma maneira.
Todos os detalhes são discutidos. Nada é imposto.

Estabelecemos uma conduta cirúrgica, a qual somente é modificada quando existe risco à vida da paciente ou quando alguma alteração anatômica não esperada me obriga a mudar de técnica.


Detalhes:
Ao planejar uma plástica de mamas redutora, por exemplo, tenho o cuidado de usar técnicas que preservem a sensibilidade das mamas. É de pouco valor ter uma nova mama, bonita e atrativa, se a paciente não pode desfrutar sexualmente desta importante região.
Por outro lado, ao posicionar a cicatriz de uma plástica de abdome, procuro fazê-la arqueada para cima para ficar escondida dentro do biquíni ou roupas intimas. Para isto, solicito que a paciente leve seu biquíni no momento de marcar a incisão para melhor posicionar a cicatriz da abdominoplastia.
Estes são dois exemplos, mas existem muitos outros detalhes inerentes a cada cirurgia direcionada para o público feminino.


As considerações acima expostas retratam as experiências vivenciadas no meu cotidiano profissional, denotando minha sensibilidade e atenção para as questões específicas da condição feminina. Entretanto, cabe aqui ressaltar o meu respeito pelos demais colegas cirurgiões que tem demonstrado seriedade e competência no exercício da cirurgia plástica. 


Dra. Mariângela Santiago
CRM-SP 45.138


Nenhum comentário:

Postar um comentário