sexta-feira, 29 de junho de 2012

GORDURA LOCALIZADA



GORDURA LOCALIZADA


DEFINIÇÃO - Como o próprio nome sugere, a gordura localizada é o acumulo de gordura em determinadas áreas do corpo.
O aparecimento da gordura e o local em que se instala dependem da carga elétrica hereditária de cada pessoa (homem/mulher).
CAUSAS - Existem duas fases na vida da mulher em que há duplicação de células gordurosas. A primeira da passagem da infância para a adolescência, que é a puberdade.
A influencia hormonal produz a duplicação das células gordurosas que se depositam sobre abdome, flancos, quadril, coxas, joelhos, culotes etc., conforme a carga genética, transformando o corpo de menina em corpo de mulher.
A segunda fase ocorre na gravidez, quando, também pela grande interferência hormonal, há a duplicação de células gordurosas - que já haviam sido duplicadas durante a puberdade, e que, agora, voltam a se duplicar.
Não é infrequente encontrarmos mães que, após a gravidez, voltam ao seu peso original, mas ficarem com mais cintura, culotes, pneus, barriga etc.
Essas sobras de gordura são o que a Medicina Estética classifica de gordura localizada.
A mulher pode estar magra, mas a silhueta está inestetica, em decorrência deste acumulo de gordura provocado pela nova duplicação das células gordurosas na mesma região quando da puberdade.
Se a gestante engorda bastante, o estimulo é maior sobre as células adiposas e, consequentemente, o aspecto inestético é mais agravado.
Com o passar dos anos, se a mulher ganha peso, essa gordura vai engordando, ou seja, não há aumento da quantidade das células, mas do seu volume.
TRATAMENTOS
Há dois tipos de tratamento estético para corrigir a gordura localizada: não-cirúrgicos e cirúrgicos. A indicação só deve ser feita por profissional especializado.
NÃO-CIRURGICOS
O tratamento não-cirúrgico engloba toda a linha de aplicações e aparelhos. Existe uma infinidade de condutas, dentre as quais exemplificamos algumas, cujos resultados tem sido satisfatórios.
APLICAÇÕES - As aplicações vão desde cremes redutores com massagem até o uso de enzimas.
Mesoterapia - É a técnica em que se aplica, através da pele, com uma agulha muito fina ou aparelho especifico substancias redutoras - inclusive enzimas - sobre a região adiposa. O processo emagrece a gordura localizada. O resultado é eficaz, desde que a pessoa não volte a engordar.
Lipostabil - É um potente redutor de gordura, com uso restrito aos médicos. Porém, como houve perda do domínio médico e o produto passou a ser usado indiscriminadamente por profissionais não-médicos e não-capacitados, começaram a surgir complicações, levando o Ministério da Saúde a proibir a sua utilização. Portanto, cuidado!
Aparelhos - Dentro da linha de equipamentos, há uma infinidade de aparelhos que se propõem - e - realmente podem reduzir a gordura localizada. Dentre eles: os que utilizam a Endermologia, Ultra-som, Eletro-lipoforese, Infravermelho Longo, além de outros que o médico poderá sugerir, de acordo com o estágio do problema.
  
Drenagem Linfática - Ajuda a reduzir o acumulo de água entre a gordura. Pode ser feita por meio de massagens manuais ou de aparelho.
Com a drenagem linfática, a paciente irá perder as medidas porque houve a retirada de líquidos acumulados entre as células gordurosas.
É importantíssimo ressaltar que toda a linha de tratamento não-cirúrgico tem a finalidade de emagrecer a célula gordurosa, porém o numero de células continua o mesmo. Dessa forma, se você descuidar e ganhar peso, a gordura localizada vai reaparecer, não se iluda. Não se trata de um tratamento definitivo. Os tratamentos não-cirurgicos são realizados nas inúmeras clinicas de estética por todo o Brasil, mas é preciso verificar se elas têm a supervisão de um medico especialista no assunto. 
CIRÚRGICOS
Um resultado definitivo e duradouro só se consegue com a retirada do numero de células gordurosas e isso se obtém com a Lipoaspiração.
LIPOASPIRAÇÃO
A lipoaspiração é uma técnica que somente o cirurgião plástico está autorizado a executar.
É um procedimento já consagrado pelos bons resultados duradouros que produz.
Existem vários métodos de lipo: à base de Seringas; Aparelho Convencional com cânulas muito finas; Lipoaspirador à base de Ultra-som; Vibro lipoaspiração e Laser.
Todas essas técnicas produzem bons resultados quando aplicadas por cirurgião plástico habilitado, e com experiência no manuseio específico de cada tipo de lipoaspirador.

A Dra. Mariângela Santiago CRM 45.138 esclarece:
Estas informações possuem apenas caráter informativo e oferece uma visão superficial de cada tema, a Dra. Mariângela Santiago recomenda uma consulta médica para indicação de procedimentos e análise individual de cada paciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário